SÃO PAULO - Uma moradora de Tanabi apresentou sintomas de um novo vírus transmitido pelo mosquito da dengue. Inni Márcia Nissida foi para a Índia a trabalho e antes de voltar ao Brasil começou a sentir fortes dores nas articulações. A agrônoma, de 25 anos, foi atendida em São Paulo e descobriu que estava com um novo vírus transmitido pelo mosquito aedes aegypti.
O vírus recebeu o nome de Chikungunya e foi descoberto na Tanzânia. Em todo o Brasil, três pessoas foram infectadas: além de Tanabi, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. De acordo com o Ministério da Saúde, os três pacientes contraíram a doença na Índia e na Indonésia.
Os sintomas são febre alta, dores de cabeça e nas articulações. O contágio pode ocorrer em até 5 dias, mas as dores podem permanecer por até seis meses. Para impedir que outras pessoas contraíssem a doença, a vigilância epidemiológica de Tanabi fez uma varredura pra eliminar larvas do vírus aedes aegipty em nove bairros em volta da casa da paciente.
A secretaria de saúde afirma que a cidade está livre da doença. Desde o início do ano, o município registrou 470 casos de dengue.

Nenhum comentário:
Postar um comentário